quarta-feira, 25 de julho de 2018

Cote D'azur

Well, a Cote d'Azur ou Riviera Francesa é simplesmente de outro mundo. A cor do mar, o clima, a vibe do lugar é para não esquecer.
Como sempre seguimos os ensinamentos do Viaje na Viagem optamos pelo esquema base em um lugar e ir aos arredores. A nossa base foi a mais recomendada, Nice. 

Claro, não espere um lugar barato, tanto que foi nossa estreia no Airbnb. Eu gosto de hotel, acho que o hotel faz parte da experiência de viajar, ainda mais que sou uma pessoa que odeia cozinhar, tirar lixo, organizar coisas (embora minha casa seja impecável), mas não gosto, então pra mim, férias é férias de tudo. Não quero luxo, nem espaço, só um lugar moderno e clean, e uma cama confortável, claro. Ah... as Sweet Bed do Ibis Para mim o Ibis é mais do que ideal em qualquer lugar. Sou membro do Accor e fã de carteirinha do hotel. Outra coisa que amo é café da manhã. Como sou bem regradinha com alimentação, amo férias e meter o pé na jaca e comer todos carboidratos do mundo, então pra mim Ibis é vida :)

Mas anyway, em Nice mesmo o Ibis tava caro tendo em vista que era alta temporada. Outra coisa que acho importante é ir na temporada certa. Se não tenho dinheiro, guardo e espero a época certa de ir. Do que adianta ir ver um lugar que neva quando não está nevando? Ou ir a praia em época de chuva porque é mais barato? Acho indiada. Nosso apê do Airbnb era uma gracinha, pertinho de um Carrefour, com uma sacadinha bem cara de França, lindo adorei a experiência, mas prefiro continuar no meu Ibis. A diária saiu em torno de 365,00.



Bom, para circular em Nice é bem fácil, tem o Tram (um ticket diário custa 5 euros) e é possível comprar direto na parada do tram/ e mais uma rede de ônibus.

Para ir e vir do aeroporto é muito fácil de bus e tram. Na ida fomos de Uber e foi um stress, tivemos dois pedidos cancelados, pagamos esses cancelamentos e acabou saindo mega caro. Não gosto de pegar Uber em aeroporto, tem que descobrir o ponto onde eles nos pegam e muitas vezes caminhar e voltar e ir e voltar novamente. Na nossa chegada o aeroporto estava com parte interditada e foi um inferno, tivemos que sair do aeroporto para chamar o Uber. Aliás, pensando bem, esse aeroporto só queria nos manter presos lá desde o começo, mas essa é uma outra história. Resumindo foi menos complicado de bus + tram do que de Uber. O ticket do ônibus 98 que sai de diversos pontos na cidade ao aeroporto custava 6 euros.


Nice



Nice tem a parte velha da cidade, o porto, a praia, mirantes. Lojas e restaurantes. Muitos lugares para explorar. A praia não é de areia, é de pedra. Isso pode incomodar um pouco para entrar na água. No último dia descobrimos que a praia que menos tinha pedras era mais no finalzinho, a Opera Plage.. É possível também comprar um tenizinho especial para entrar na água (esses de entrar em lugares com corais também).

Na Cote d'Azur visitamos Cannes, Mônaco, Èze Village (em Eze Sur mer) e Saint-Paul de Vence. Todos os passeios podem ser feitos de ônibus.


Saint-Paul de Vence


No dia 02 fizemos Saint Paul + Cannes. Eu amei Cannes, achei que fosse ser uma das cidades menos interessantes, mas gostei mais do que Mônaco. Gostaria de ter ficado mais tempo lá ou hospedada até.


De Nice para Saint Paul é só pegar o ônibus 400 que vai até a entradinha da vila.
Na volta, como queríamos ir até Cannes pegamos o mesmo ônibus, descemos em Cagnes-sur-mer e ali pegamos o bus 200 para Cannes, na volta pegamos o mesmo direto a Nice. É preciso cuidar os horários, pois o último ônibus é em torno de 20:00 e como tem sol até depois das 21:00 se perde fácil a noção do tempo.

De Nice para Èze, pegamos o bus 112 (pode ser o 82 também), cuja parada inicial fica em Vauban e aí se pode sentar. Descemos em Èze depois de uns 40 minutos, subimos então pelas ruazinhas dea vila. É importante lembrar que depois para ir até Mônaco o ônibus passa de 2 em 2 horas e ao meio dia tem um intervalo maior. Optamos por ir às 09 e aproveitar para almoçar em Eze, o que vale muito a pena, tendo em vista que Mônaco é caríssima. Èze é uma paixão de lugar, pena que foi o único dia nublado que pegamos. 

Dali saímos para pegar o ônibus 100 para Mônaco.

Bom, Mônaco é um luxo né? Fizemos todo o roteiro da F1 a pé porque meu namorado ama. Bem legal de ver a cidade ao vivo e a cores. Tomamos um café no famoso Café de Paris que custou a bagatela de 18 euros. Depois voltamos para Nice com o mesmo ônibus 100. A volta é linda também passando pelos corniches.

Depois de volta ao Brasil. Tivemos problemas nos voos com a TAP, mas isso é outra história. A Cote d'Azur foi inesquecível.



Um comentário: